quinta-feira, 12 de março de 2009

Um pouco do nosso Carisma...


Colaboração do Ir. Ronildson, fam

Os vários carismas que o Espírito Santo suscita na Igreja sinaliza a riqueza atenciosa de Deus que não cessa de se dar ao ser humano, a ponto de nos entregar o seu próprio Filho.

Acreditamos que o Espírito Santo não pára de agir na vida e na missão dos seguidores e seguidoras de Jesus. Foi orientando e conduzindo a Igreja ao longo da história, ao despertar homens e mulheres que, com docilidade e sabedoria, foram em sua vocação, operários na grande messe para a construção do reino de Deus, dando a melhor resposta naquela época. É tão evidente tal riqueza, que os carismas atraem pessoas com desejo de viver a partir do que lhes é proposto e assim vão atualizando e oferecendo a “mesma doçura carismática” a outra gerações...

O carisma das Servas e Filhos do Amor Misericordioso brota como uma torrente de águas frescas na experiência humana e mística de Madre Esperança de Jesus. Na sua época era muito forte na Igreja a influência do jansenismo, ou seja, uma forte postura doutrinal que transmitia a imagem de um Deus castigador que, consequentemente, gerava medo nas pessoas o que leva ao afastamento de Deus.

O próprio Senhor foi despertando no coração de alguns homens e mulheres uma experiência nova, mediante o seu amor e misericórdia. Aos poucos, uma nova imagem de Deus como Pai Amoroso e Misericordioso ressurgiu na Igreja, uma linguagem que nos remete ao próprio Evangelho, a Boa Notícia da salvação.

A Madre Esperança doou toda sua vida para essa grande missão: anunciar o Amor Misericordioso, ela mesma escreve em seu Diário: “Eu devo chegar a fazer com que os homens conheçam a Deus não como um Pai ofendido pelas ingratidões de seus filhos e sim como um Pai bondoso que busca por todos os meios, a maneira de confortar, ajudar e fazer seus filhos felizes, e que os acompanha e os procura, com amor incansável, como se não pudesse ser feliz sem eles”.

Essa experiência inundou a vida da Madre Esperança e tornou-se tão profundo e evidente, que o próprio Jesus a conduziu para fundação da Família do Amor Misericordioso - Servas e Filhos - para vivenciar o mesmo carisma: anunciar o Amor Misericordioso.

Por esse motivo, nos sentimos chamados e chamadas por Jesus para continuar hoje, esse anúncio que norteou a vida de nossa Fundadora. A Madre Esperança transmite para nós essa grande riqueza: “Filhos e Servas do Amor Misericordioso, fostes chamados para fazer conhecer ao mundo inteiro o amor e a misericórdia do Bom Jesus, não com eloquentes palavras, e sim com vossa vida de amor, sacrifício, abnegação e caridade para com todos e em especial para com os mais pecadores e abandonados. Comprovemos com obras que somos Filhos e Servas do Amor Misericordioso”.

As palavras do saudoso João Paulo II (Collevalenza, 22/11/1981), que nos incentiva ainda hoje, são palavras de ânimo e também de grande responsabilidade: “Vossa vocação é grande! O mundo, sem o saber, está sedento da misericórdia de Deus”.

Por falar em vocação assim queremos rezar com a Madre: “Senhor, se queres que nos estendamos por todo o mundo, manda-nos muitas vocações, jovens que queiram santificar-se, viver só pra Ti, dar-Te glória e para o sacrifício”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário