quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cristo, nossa Páscoa!


Estamos nos preparando para a maior festa religiosa da tradição cristã, a páscoa. Momento extremamente importante para o povo de Deus. Sabemos que existe uma ligação especial entre a páscoa dos judeus e a páscoa dos cristãos. A páscoa cristã tem a sua origem na páscoa judaica, ‘Jesus era judeu e permaneceu sempre judeu’.


No Egito, os Hebreus foram se constituindo em famílias numerosas. Os egípcios começaram a se preocupar temendo que se tornassem influentes. Para impedir que tal dominação acontecesse, começaram a tratá-los como escravos, obrigando-os a trabalhos forçados. Moisés, sentiu o apelo e o chamado de Deus para libertar o seu povo da escravidão.


De muitas maneiras Deus manifestou o seu querer em libertar aquele povo oprimido. O grande dia chegou! O dia mais esperado e desejado por todos! Moisés, orientou o povo a se preparar para uma grande viagem! Para a liberdade! Quem quer se libertar deve está disposto a caminhar!!


O cristianismo, herdou do judaísmo celebrar a memória e a esperança, de fato fazemos memória dos acontecimentos mais marcantes da história da nossa salvação. O acontecimento mais importante para nós cristãos é a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Por esse motivo a Igreja nos oferece 40 dias de preparação para vivenciarmos melhor este grande acontecimento, em clima de festa. Uma caminhada rumo a uma vida nova, que consiste em viver na liberdade de filho de Deus!


O povo hebreu, olhando para o passado, para as maravilhas que Deus realizou durante o êxodo, eram impulsionados a olhar para frente com esperança. Os seguidores de Jesus, devem ser mensageiros de alegria e esperança, capazes de ver na história, a ação de Deus. Na última Ceia, Jesus aproveitou para se manifestar como novo libertador e salvador da humanidade. Para manifestar o amor de Deus!


Jesus usou o pão ázimo e o vinho para instituir a Eucaristia, demonstrando no meio do sofrimento e da dor a grandeza do seu amor pela humanidade! A Eucaristia é o alimento do povo que caminha guiado pelo Espírito Santo. A Eucaristia é a força para a nossa caminhada e penhor da nossa vida transformada na eternidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário