segunda-feira, 16 de março de 2009

Maria Medianeira, a Virgem Santíssima!


Alguns símbolos da “imagem” de Maria, sob o título de “Medianeira”
Colaboração do Ir. Rony,fam

O arco-íris sinal da aliança que Deus fez com Noé (cf. Gn 9,12-17), Maria é parceira de Deus na Nova e Eterna Aliança. O manto como sinal do Espírito (cf. 2 Rs 2, 9-15) em forma de Tenda, na qual Deus tomou posse com sua glória representada pela Nuvem (cf. Ex 40,34-35; I Rs 8,10-11). Maria, símbolo de Israel fiel (cf. Ex 24,3-7; Lc 1,26-38). Maria arca dourada pelo Espírito Santo, vai ao encontro, desperta alegria e é sinal de benção (cf. Lc 1, 39-56; II Sm 6,1-11).
Maria carrega o Pão Vivo, em seu ventre virginal. Deixa Jesus Eucarístico na frente, em exposição, um verdadeiro ostensório. Maria com os braços abertos e com um fixo olhar para o céu, donde vem a nossa força, o Espírito Santo, (cf. At 1,8) nos recorda Moisés que intercede pela vitória do seu povo (cf. Ex 17, 8-16).
Maria nos traz a vitória de Deus sobre mal, representado pela serpente (cf. Ap 12,9) que é esmagada pela sua descendência (cf. Gn 1, 15) que é Jesus, nosso irmão que nos faz filhos e filhas adotivos(as) de Deus (cf. Ef 1, 5). Enfim, fazemos parte da geração que Maria profetizou em seu canto de louvor ao Senhor (cf. Lc 1, 46-55).
“Porque há um só Deus, também há um só Mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus, que se entregou para a redenção de todos” (I Tm 2,5-6). Todavia, a materna intercessão de Maria a favor dos homens de modo algum obscurece nem diminui esta mediação única de Cristo, mas até ostenta sua potência, pois todo o salutar influxo da Bem-aventurada Virgem a favor dos homens não se origina de alguma necessidade interna, mais do divino beneplácito”.
(Lumen Gentium, n. 148)

Um comentário:

  1. Caros amigos, parabens pelo blog. è um meio uito bom para comunicar e partilhar experiências.
    Pe ELCIO

    ResponderExcluir